domingo, 18 de setembro de 2016

TAÇA

Prezados amigos da blogosfera financeira, espero que tudo esteja bem com vocês. Conforme contato do amigo Rodolfo Oshiro, dizendo que eu estava sumido, realmente concordo, estou trabalhando muito e com pouco tempo para as tarefas fora da profissão que exerço.

O cenário de terra arrasada do ex-governo Dilma, ficará para a história. O conserto que ela deixa para ser feito é uma tarefa árdua, que ainda nao se sabe quanto tempo vai levar. Os comunistas mediocres e hipócritas, foram banidos. Uma verdadeira lição para esse povo que acha que o governo deve ser paternalista e lhes dar tudo, mas o que aconteceu foi que o governo lhes tirou tudo, até o emprego. E muitos não tem mais nem merda no c... para cagar. Lição dada!!!!
No entanto, acredito muito no potencial deste país. Noto que muitos não conseguem ver o conteúdo da "Taça", apenas vêem a parte vazia da "Taça".
Sigo minha estratégia.

A carteira de ações em agosto teve um rendimento de +0.4%, e anual + 32.97%.

No âmbito geral,  a carteira teve uma performance de 2.27% em agosto, segundo minha corretora. Apesar da intenção de evidenciar aqui apenas o rendimento em ações, isso mostra que a diversificação ajuda bastante.

Os investimentos realizados nesta primeira quinzena de setembro foram:


AÇÕES

*CCRO3, aumento de posição;
*CMIG3, aumento de posição;
*ITSA3, aumento de posição.


FIIS:

*KNCR11, aumento de posição;
*RNGO11, aumento de posição;
*BPFF11, fim de posição.


*Prev. Privada VGBL.


*LTN Pré-fixado 2023.


Sucesso a todos!
Abraço!
Bagual











21 comentários:

  1. Fala aí grande Bagual,

    Como sou 'mais novo' na blogosfera, acabei não conhecendo a sua história (não sei se você já postou aqui), mas penso que você já esta bem perto da IF, certo?

    Falando do que gosto, os FIIs, RNGO apresentou mais algumas esperadas vacâncias, que reduziram um pouco dos aluguéis, mas não tiram o brilho e resiliência do FII perante esta crise imobiliária.

    KNCR é um FII que eu já deveria ter posição maior, mas sempre fui deixando pro final da fila. Com as novas emissões, chegou a hora de comprar mais cotas, pois não participei e fui diluído (burocracia Itaú, também conhecida como 'burrocracia', apesar de eles terem vendido todas as cotas se não me engano).

    BPFF fiz até post sobre ... Quero ver o próximo aluguel o que eles vão divulgar, estou acompanhando em paralelo SPTW ... Não sou muito fã de trades, mas apesar do risco, dependendo acho que dá uma entrada em SPTW dependendo de quanto vier de aluguel, pra manter posição alguns meses ... Se eu fizer o trade postarei no blog.

    Abraço e sucesso sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo VDC, RNGO11, eu soube da vacância, mas é um bom empreendimento e o P/VP descontado, acho um excelente investimento.
      KNCR11, excelente fii de papel, ótima gestão, leia-se Itau.

      Abraço
      Bagual

      Excluir
    2. A tempo, achei uma palhaçada essa gestão do BPFF11.

      Abraço!

      Excluir
    3. A tempo, achei uma palhaçada essa gestão do BPFF11.

      Abraço!

      Excluir
    4. Um dia vou conseguir analisar esses fiis direitos .. no momento estou meio sem tempo .. vou só "colando" as analises dos outros .. rs

      Excluir
  2. Bagual, aproveitando, talvez você saiba: Estes dias fui dar uma olhada na cotação do BTG (BBTG11) e assustei ao ver: R$ 13,00.

    O que aconteceu pra chegar neste valor? Teve uma queda mais forte de R$ 16,00 até R$ 12,00 e pouco ... Não achei notícias sobre, vi que teve leilão, mas no dia do leilão subiu.

    Este é um ativo que eu penso para trades, mas é muito complexo entender os balanços, nem de empresa normal eu entendo bem rsrs.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VDC, houve a venda da uma grande participação que um fundo detinha do BBTG11.

      Abraço!

      Excluir
    2. VDC, houve a venda da uma grande participação que um fundo detinha do BBTG11.

      Abraço!

      Excluir
  3. Bagual,

    Vejo que sua carteira possui a BRFS3. Contudo, não seria mais seguro ter a MDIA3, uma vez que a BRFS3 é uma empresa bastante arriscada no que tange ao mau uso de hedge?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente houve hedge, mas fiz aportes bem abaixo do valor patrimonial da ação.
      MDIA3, é uma boa empresa mas o valor da ação está esticado.
      Mas são boas empresas e por enquanto optei por BRFS3.
      Obrigado pela visita.

      Abraço

      Excluir
    2. Realmente houve hedge, mas fiz aportes bem abaixo do valor patrimonial da ação.
      MDIA3, é uma boa empresa mas o valor da ação está esticado.
      Mas são boas empresas e por enquanto optei por BRFS3.
      Obrigado pela visita.

      Abraço

      Excluir
    3. Interessante.. acho um bom momento pra mdia3

      Excluir
    4. Uma boa empresa Rodolfo, mas neste preço o Bagual tá fora.

      Abraço!

      Excluir
  4. Bagual,

    Verifico que você possui as ações da CMIG3 e EGIE3, assim como eu. Dentre as elétricas, considero que estas duas são as melhores para investir a longo prazo.

    Contudo, a algum tempo venho estudando a ENBR3 (Energias do Brasil), mas ainda não tenho opinião formada. Gostaria de seu posicionamento quanto a empresa, em especial governança e distribuição de dividendos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizem que a melhor elétrica do Brasil é a Equatorial, a Energias Brasil vem em seguida com a Equatorial na sua cola. Cemig é pra quem quer especular em torno dos mandos e desmandos dos governos de Minas, rs

      Excluir
    2. Uo, esqueceram da EGIE?leia-se
      ex-Tractebel.
      Para mim,e creio que para a maioria do mercado, EGIE3 é a number one.

      Valeu amigo, abraço!

      Excluir
    3. Gosto muito de EQTL3, minha preferida no momento entre as elétricas..

      Excluir
    4. Anônimo e Rofolfo, ENBR3 é uma empresa nova na Bovespa. É uma holding de distribuição, geracao e transmissão de energia. Administrada pela EDP Portugal e possui um D/Y de 5%. Esta empresa é até indicada pela minha ha corretora.
      Quem sabe entrará na carteira Bagual, irei estudar melhor este ativo.
      Qto a Equatorial, nunca estudei esta empresa.
      Mas, tenho a forte percepção que no governo Temer, as empresas de energia irão foguetar.

      Grande abraço!
      Bagual

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. Senhores,

    Estou a procura de uma empresa de commodities, na parte de petróleo e minério, incluindo a siderurgia. Tenho estudado PETR3, VALE3, CSNA3, GGBR3 e USIM3.

    Dessas, possuo apenas a VALE3.

    Acho a CSNA3 interessante, mas a dívida monstruosa pela muito sobre a capacidade de recuperação da empresa.

    A PETR3 é uma empresa consolidada, com grande domínio de mercado, mas que sobre a interferência estatal, principalmente no que tange às nomeações para os cargos de alto escalão.

    A GGBR3 é uma empresa sólida, tradicional, mas que não valoriza o acionista e tem uma governança questionável.

    A USIM3, é dentre todas as mencionadas, a que possui maior dificuldades de gestão e de recuperação no longo prazo.

    Passados alguns anos de investimentos, percebo a importância de ações de commodities na carteira, uma vez que alavancam os ganhos em época de recuperação da economia.

    Observando a carteira dos grandes investidores, percebo que Luiz Barsi Filho não gosto de ação de commodities, enquanto que Lírio Parisotto possui forte concentração em CSNA3, USIM3/USIM5 E BRAP3/BRAP4.

    Nos últimos meses, Lírio Parisotto ampliou a alocação de capital na siderurgia, assim como nas elétricas, algo que ativa a curiosidade sobre a visão desse grande player de mercado sobre a necessidade de alocação de capital em ações de comoditties.

    Gostaria a opinião dos nobres colegas. Na blogosfera, verificou que o Investidor Troll possuo uma razoável alocação em commodities (PETR4/GGBR4), assim como o Boris V. Ananenko (PETR4, VALE3 e VALE5).

    ResponderExcluir
  6. Anônimo, achei interessante suas perguntas, e resolvi transformar num post, com o objetivo de ampliar o debate e aprendizado.
    Obrigado pela presença e participação neste espaço.

    Sucesso!

    ResponderExcluir

 BUENAS AMIGOS Bagual na área, força mental gigante, motivação, atividade física constante. Acredito que no longo prazo o bem sempre vence o...