domingo, 22 de junho de 2014

CONSIDERACOES REFERENTES A FIIS

  A alta dos juros provocou uma desvalorização exagerada nas cotas dos fundos imobiliários.  Há fundos com ativos de primeira linha sendo negociados em bolsa com desconto de até 25% sobre o valor patrimonial.              Atualmente há cerca de 240 fiis, destes, 170 tem cotas negociadas em bolsa.  Muitos fiis foram lançados entre 2009 e 20011, destinados a pessoas fisicas, como uma alternativa para a queda dos juros. E um dos grandes atrativos foi a ISENÇÃO FISCAL.                  Quando o Banco Central  começou elevar a taxa selic em 2012, os investidores perceberam que os fiis tinham deixado de ser competitivos. Isso desencadeou vendas generalizadas de fiis, o que derrubou as cotas de vários fundos.                                                  Em fevereiro deste ano, nos deparamos com cotas de fiis com valores muito atrativos. No entanto, grande parte de investidores ficaram temerosos em adquirir fiis, devido a vinculação de noticias referentes a bolha imobiliária. Considero este período, ter sido um momento impar para aquisição de cotas de fiis com valores extremamente descontados.                                                                                    No próximo post irei postar minha carteira de fiis. Grande abraço!                                          

6 comentários:

  1. Fala Bagual.

    Creio que os FIIs estavam mais atrativos há alguns meses atrás.

    Claro, há uma infinidade de FIIs sendo vendidos abaixo do VP, mas este último é também variável de acordo com os contratos, vacâncias e revisionais. No último mês o IFIX deu um salto e as cotas muito descontadas estão menos. O prêmio pago pelos FIIs hoje estão aquém do que eu gostaria, especialmente com a RF tão atrativa.

    O que pensa disso que falei? Ou crê que apenas que antes estavam descontados de forma demasiada e agora continuam num ótimo desconto?

    Poste sua carteira toda, estou curioso!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guardião, penso que há alguns fiis bons e ainda descontados, mas longe dos patamares de fevereiro e março.

      Excluir
  2. Acho que o mercado de FIIs está ficando mais maduro.
    Vi num relatório recende que o movimento da sardinhada louca cada vez está menor.
    Bom para todos.

    ResponderExcluir
  3. Olá RK,

    Vi um vídeo de um painel organizado pelo InfoMoney, onde um economista elenca vários motivos do porquê a Selic não cairá tão cedo, pelo contrário, continuarão o movimento de subida. Absurdo ? Não acho.
    Por conta disto, talvez agora seja o momento de começar a comprar FIIs, pois estamos perto ou muito perto do fundo. Quando a Selic fez o início da alta meses atrás, falei pro pessoal que não valeria a pena comprar pois iria ter queda continua.
    Daí o governo foi cada vez mais aumentando a Selic e cada vez mais os FIIs foram desvalorizando. Então quem comprou neste período, deixou de poder comprar no fundo agora. Enfim, cada um com sua estratégia.
    Temos vários FIIs descontados, o que é ótimo para quem quer formar posição.
    Infelizmente a vacância, fim de RMG entre outros fatores são fantasmas que assola os FIIs justamente em um momento em que estamos no fundo.
    Entrar ou não entrar em determinado FII, eis a questão !!!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Poney, provavelmente a selic ficará elevada pelo menos até final de 2015. Portanto, é preciso ficar de olho no mercado e preferir comprar bons fundo, buscando a diversificacao. Agradeço sua visita e grande abraço!

      Excluir

 BUENAS AMIGOS Bagual na área, força mental gigante, motivação, atividade física constante. Acredito que no longo prazo o bem sempre vence o...